ANTONIO ANDUIÁ DE SOUSA

 



Anduiá ou Antonio Anduiá de Sousa foi um dos maiores craques do futebol caririense. Menino pobre, mulato, viveu na periferia onde teve tempo e espaço de sobra para bater suas peladinhas. Logo cedo já era um habilidoso jogador, de porte franzino e, portanto, leve e ligeiro; um atacante perigoso, de dribles desconcertantes e dono de uma rara inteligência para o jogo.

Almério Carvalho, em artigo publicado na revista A província, edição de dezembro de 2005, descreve o jogador como “hábil nos arremessos ao gol, de uma facilidade impressionante no cabeceio e no drible”.

O tempo áureo da carreira de Anduiá foi toda a década de 1960. Iniciou-se profissionalmente no futebol como jogador do lendário time do Sport Club do Crato, onde marcou época. Jogou ainda no futebol de Juazeiro e de Barbalha e correu mundo, atuando por equipes de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, além de uma breve passagem no tradicional Ceará Sporting Club, da capital do nosso Estado.

Após encerrar a carreira de jogador, Anduiá atuou como treinador, dirigindo diversas equipes da região do Cariri e do Nordeste, onde ajudou a revelar grandes atletas. Almério Carvalho, por sinal, revela no artigo supracitado que foi Anduiá, quando treinou uma equipe sergipana, quem lançou o atacante Nunes, posteriormente artilheiro do Flamengo e da Seleção Brasileira.

Além de todo o seu glorioso e vencedor passado como esportista, Anduiá se destaca como um pessoa educada e inteligente. É um assíduo leitor de livros, jornais e revistas e, portanto, domina um variado leque de temas da atualidade ou assuntos históricos, a exemplo da história do cangaço, cuja literatura a respeito é profundo conhecedor.


Texto: Carlos Rafael Dias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.